Forte, imorredouro, versátil, inovador, é assim que se mantém até hoje o rádio em Rio Preto, cidade quente, quentíssima, céu azul permanente e povo simpático, encaixada nos trilhos progressistas do Noroeste Paulista.
Estilo e inspiração foram se renovando ao longo de oito décadas desde 1935 e mantiveram firme e forte o espírito radiofônico. A partir de um estúdio precário com som estridente na década de 1930, esse sistema de comunicação evoluiu, acompanhando a modernidade dos tempos, transitando por todas as classes sociais, governos e ideologias e absorvendo as descobertas tecnológicas da comunicação.
Tudo começou com um dentista chamado Raul Silva, homem à frente de seu tempo que convenceu empresários de uma associação comercial a fazerem uma vaquinha para comprar equipamentos de som e de transmissão. Assim nasceu a PRB-8, a primeira emissora de rádio de Rio Preto.
“Roberto Toledo nas ondas do rádio” não é uma obra de ficção. Considerado um dos mais populares e importantes radialistas da história do rádio de São José do Rio Preto, Toledo foi escolhido para ancorar a linha narrativa do livro porque, mesmo tendo iniciado sua carreira profissional no rádio em 1964, 29 anos após a primeira rádio da cidade, a PRB-8 Rádio Rio Preto, ter entrado no ar, conviveu com os principais personagens da história desse meio de comunicação na cidade. Além disso, é o único remanescente da “velha guarda” em atividade.